Publicações

Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

«Investigar em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 1, vol. 1, julho 2002.

«Investigar em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 2, junho 2003.

«Investigar em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 3, junho 2004.

«Investigar em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 4, junho 2005.

«Investigar em Educação: A Organização do Trabalho na Escola». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 5, abril 2006.

«Investigar em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, n.º 6/7, 2007/2008.

«Investigar em Educação: Educação não Formal e Aprendizagens Informais». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 1, 2014.

«Investigar em Educação: Novas Profissionalidades em Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 2, 2014.

«Investigar em Educação: Educação em Tempo de Crise». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 3, 2015.

«Investigar em Educação: Infância(s), Educação e Sociedade». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 4, 2015.

«Investigar em Educação: Intergeracionalidade e Educação ao Longo da Vida». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 5, 2016.

«Investigar em Educação: Mundo Digital e Educação». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 6, 2017.

«Investigar em Educação: Educação Entre Culturas». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 7, 2018.

«Investigar em Educação: Educação e Poder». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 8, 2018.

«Investigar em Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias». Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2.ª Série, n.º 9 & 10, 2019.


Publicações de Atas de Congressos

«Ciências da Educação em Portugal – situação actual e perspectivas». Atas do I Congresso SPCE – Porto 1989.

«Ciências da Educação: investigação e acção». Atas do II Congresso SPCE, Volumes I e II – Braga 1995.

«Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino». Atas do III Congresso SPCE, Volumes I e II – Lisboa 1997.

«Investigar e Formar em Educação». Atas do IV Congresso SPCE, Volumes I e II – Aveiro 1999

«Investigar e Formar em Educação». Atas do IV Congresso SPCE, Volumes I e II – Aveiro 1999 – Programa e Resumos.

«O Particular e o Global no Virar do Milénio – cruzar saberes em educação». Atas do V Congresso SPCE – Algarve 2002.

Estrela, Albano; Mendes, Paulo Sérgio & Chouriço, João Carlos (orgs.) (2005). «O Estado da Arte em Ciências da Educação». Atas do VI Congresso SPCE – Évora 2003.

Atas do VIII Congresso SPCE – Castelo Branco 2005 – CD

Sousa, Jesus Maria (org.) (2008). «Educação para o Sucesso: Políticas e Actores». Atas do IX Congresso SPCE, volume II em CD – Funchal 2007.

Atas do X Congresso SPCE – Bragança 2009 – Atas em CD

Atas do XI Congresso SPCE – Guarda 2011 - Vol. I Vol. II Vol. III Vol. IV

Atas do XII Congresso SPCE - Vila Real 2014

Atas do XIII Congresso SPCE - Viseu 2016

Atas do XIV Congresso SPCE - Coimbra 2018

Atas do XV Congresso SPCE - Porto 2020 


Publicações do Prémio SPCE:

2011 - (D)enunciar a autonomia: contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia na escola secundária, da autoria de Elisabete Maria Soares Ferreira

2012 - Políticas e Práticas de Formação em Grandes Empresas: situação atual e perspetivas futuras, da autoria de Alda Cristina Pereira da Costa Bernardes

2013 - Escola a Tempo Inteiro. Contributos para a análise de uma política pública de educação, da autoria de Carlos Augusto Pires

2014 - Políticas de Avaliação de Professores: Normatividade e autonomia nas práticas de avaliadores e professores, da autoria de Maria Manuela Gomes Jacinto

2015 - Labirintos da Justiça na Escola: Perspetivas de alunos e professores, da autoria de Aline Bernandes Seiça

2016 - Ser músico em Portugal: Trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX- inícios do século XX, da autoria de Ana Luísa Fernandes Paz

2017 - A Burocracia Eletrónica. A Ação das Plataformas Eletrónicas na Administração Escolar, da autoria de Manuel do Vale Fernandes Meira

2018 - Interrogando o (não)lugar da Diversidade Sexual na Educação Sexual em Portugal: perspetivas de estudantes e professores/as, da autoria de Hugo Santos

2019 - Aprender a Ser Professor em Portugal e na Irlanda: Dimensões Curriculares e Supervisivas no Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente, da autoria de Filomena do Rosário Alves Rodrigues

Outras publicações

«O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis», e-Book da II Conferência Internacional de Educação Comparada.

«A Educação Comparada para além dos números: Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais», e-Book da I Conferência Internacional de Educação Comparada.
«Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil 1500 – 1970. Política – Mentalidades; Práticas Educativas». 1.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, volumes I, II e III. SPCE 1998.

Ferreira, António Gomes (2004). «Escola, Culturas e Identidades». 2.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, volumes I, II e III. SPCE: Coimbra 2004.

«Estado Actual da Investigação em Formação». Atas do Colóquio – maio de 1994. Porto: SPCE.

Ambrósio, Teresa et al. (1992). «Decisões nas Políticas e Práticas Educativas». Porto: SPCE.

Andrade, Ana Isabel et al. (1993). «Caracterização da Didáctica das Línguas em Portugal». Porto: SPCE.

Estrela, Albano (1999). «O Tempo e o Lugar das Ciências da Educação». Porto: SPCE/Porto Editora.

Fernandes, Rogério & Magalhães, Justino (orgs.) (1999). «Para a História do Ensino Liceal em Portugal.» Atas do Colóquio do I Centenário de Reforma de Jaime Moniz (1894 – 1895). Braga: SPCE.

Magalhães, Justino (org.) (1996). «Fazer e Ensinar História da Educação». Atas do 2.º Encontro de História da Educação. Braga: SPCE, Secção de História da Educação.

Magalhães, Justino & Escolano, Agustín (orgs.) (1999). «Os Professores na História». Porto: SPCE.

Monteiro, Cecília; Tavares, Fernanda; Almiro, João; Pedro da Ponte, João; Matos, José Manuel & Menezes, Luís (orgs.) (2000). «Interacções na Aula de Matemática». Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Moreira, Darlinda & Matos, José Manuel (orgs.) (2005). «História do Ensino da Matemática e Portugal». Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Nóvoa, António & Berrio, J. Ruiz (eds.) (1993). «A História da Educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades». Porto: SPCE.

Nóvoa, António; Depaepe, Marc; Johanningmeier, Erwin V. & Arango, Diana Soto (eds.) (1996). «Para uma História da Educação Colonial». Porto e Lisboa: SPCE e EDUCA.

Pires, Eurico Lemos (1993). «Escolas Básicas Integradas – como centros locais de educação básica». Porto: SPCE.

Pires, Eurico Lemos (org.) (1996). «Educação Básica – Reflexões e Propostas». Porto: SPCE/Humbertipo.

Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina; Santos, Leonor & Canavarro, Paula (orgs.) (2006). «Números e Álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores». Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

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