Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação foi constituída, em 1990, por iniciativa de um grupo de professores/as e investigadores/as de instituições de ensino superior em Portugal.

Enquanto associação científica e profissional de utilidade pública, congrega todas as pessoas que, de acordo com o previsto nos seus Estatutos, têm funções educativas e formativas e que, em diferentes situações e atividades, contribuem para afirmar a importância das Ciências da Educação como campo de produção e de difusão de conhecimento, de reflexão e de intervenção.

O intercâmbio e a colaboração entre pares, envolvendo cada vez mais profissionais de diferentes áreas e níveis de educação, quer em Portugal, quer em países estrangeiros, com destaque para os países lusófonos e iberoamericanos, torna a SPCE um contexto sui generis de valorização do diálogo interdisciplinar e interinstitucional a partir de múltiplas identidades, experiências e culturas. A SPCE pretende também continuar a ser um espaço de análise de problemas e de mobilização de sinergias para pensar alternativas e projectos, convocando racionalidades e metodologias plurais, redefinindo compromissos éticos e encontrando novos sentidos para um aprofundamento sistemático do conhecimento científico e pedagógico, assumindo a Educação como direito humano fundamental.

 

Missão

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) foi fundada em 1990 e, de acordo com os seus Estatutos, é “uma associação científica, técnica e profissional, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica” (artº 1º.1). Reconhecida como “pessoa colectiva de utilidade pública” (D.R. II Série, nº 152 de 93/07/01), desde 1994 que possui sede própria na Rua João de Deus, nº 38, 4100-456 Porto.São objectivos da SPCE (artº 2º): 

1. Contribuir para o levantamento e resolução dos problemas educativos, através do desenvolvimento da investigação e do ensino das Ciências da Educação;

2. Incentivar e facilitar o intercâmbio e a cooperação entre as pessoas e instituições que se dedicam à investigação e ao ensino, em qualquer domínio das Ciências da Educação, no país e no estrangeiro; 

3. Promover e defender a qualidade da investigação e do ensino em Ciências da Educação; 

4. Difundir as Ciências da Educação junto das pessoas e instituições interessadas e junto da opinião pública, em geral.


Participação Nacional e Internacional

A SPCE, através do seu Presidente, está representada no Conselho Nacional de Educação. Para além da participação normal no plenário do CNE, o Presidente, enquanto Conselheiro, faz parte da 1ª Comissão Especializada Permanente – Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sistema Educativo. Da sua exclusiva responsabilidade, foi elaborada e proposta para aprovação a Recomendação 2/2012 do CNE sobre Educação para a Cidadania, publicada no Diário da República, 2ª série, nº 17, de 24 de janeiro de 2012. Com a sua participação ativa, foi igualmente elaborada e proposta para aprovação a Recomendação 4/2013 do CNE sobre Formação Contínua de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, publicada no Diário da República, 2ª série, nº 95, de 17 de maio de 2013.